O Amazônia Viva é uma iniciativa como objetivo apoiar a bioeconomia da Amazônia, através de um mecanismo de financiamento misto, chamado blended finance.
O projeto Amazônia Viva entrou em operação com o objetivo de apoiar iniciativas que promovam a conservação do meio ambiente e a geração de renda para famílias da região amazônica. Através de um mecanismo de financiamento misto inovador, o blended finance, o projeto já beneficiou 10 cooperativas e associações agroextrativistas, impactando positivamente a vida de mais de 1.800 famílias.
O projeto, que conta com R$ 12 milhões em recursos, opera por meio de dois instrumentos principais, o Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA) e o Enabling Conditions Facility (ECF ou Fundo Facilitador), que recebem cada um a metade dos recursos do projeto, ambos com o mesmo processo de governança transparente e responsável. O Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), gerido pela VERT, oferece capital de giro para safras anuais, tornando as operações mais eficientes e aumentando a produtividade. Além disso, o CRA permite o financiamento antecipado para cooperativas e associações agroextrativistas da Amazônia, impulsionando o desenvolvimento local.
Já o Enabling Conditions Facility (ECF ou Fundo Facilitador), é um fundo filantrópico gerido pelo FUNBIO que investe em iniciativas para fortalecer as cadeias da sociobiodiversidade. O ECF oferece assistência técnica para aprimorar os aspectos operacionais e institucionais dessas cadeias. Além disso, promove programas socioambientais que resolvem desafios estruturais nos territórios, com foco especial no empoderamento de jovens e mulheres.
Martha de Sá, co-Fundadora da VERT, destaca a importância do mecanismo como uma inovação financeira colaborativa e dedicada a fortalecer as cooperativas na região da Amazônia. A iniciativa prioriza para que as cooperativas possam acessar novas oportunidades e se tornarem mais competitivas e mais sustentáveis, visando um futuro mais próspero e adequado para a região.
"O mecanismo foi uma inovação financeira a muitas mãos, com muita dedicação. A forma como foi pensado empodera as cooperativas na Amazônia, para que tenham acesso a novas linhas e se tornem cada vez mais competitivas e sustentáveis. Sabemos que é só o começo e esperamos que o mecanismo sirva de inspiração para o mercado".
Na primeira fase do programa Amazônia Viva, 10 cooperativas e associações que fornecem insumos da sociobiodiversidade para a Natura foram beneficiadas com os primeiros desembolsos de CRA. Ao mesmo tempo, os primeiros investimentos do ECF estão sendo direcionados para fortalecer a gestão financeira dessas mesmas cooperativas e associações que receberam o crédito, garantindo assim um desenvolvimento sustentável e duradouro para a região.
Desenvolvemos uma plataforma de crédito privado baseada em blockchain, que automatiza processos complexos, garante transparência e segurança, e beneficia todos os envolvidos da operação.
O programa, lançado pelo Governo Federal, visou auxiliar na renegociação de dívidas das pessoas físicas, contribuindo para a diminuição do endividamento do país e na redução do percentual de inadimplência.
Dados recentes revelam que as mudanças climáticas representam uma ameaça para a economia brasileira, afetando a agropecuária e comprometendo a previsão crescimento para o país.