Voltar
Economia Leitura de Mercado

06/01/2022

Com eleições no horizonte, operações de securitização devem se concentrar no 1º semestre

“Ano de eleição é sempre um ano diferente no país", disse gestor de Secs Financeiras da VERT, Carlos Martins

Naiara Albuquerque
Jornalista na VERT Capital

Com as eleições presidenciais cada vez mais próximas de serem realizadas, a expectativa é que a maioria das operações do mercado de securitização acabem concentradas no primeiro semestre deste ano. A avaliação é dos gestores de Secs Financeiras e de gestão Middle da VERT, Carlos Martins e Renan Toffanin, respectivamente. Ao longo de 2022, a expectativa também é alta para que o número de deals da empresa siga em ritmo acelerado — a VERT teve um dos melhores anos de sua história em 2021.

“Ano de eleição é sempre um ano diferente no país. O primeiro semestre deve continuar bem forte em relação ao número de operações, como vimos em 2021. Já para o segundo semestre a expectativa é que dê uma segurada. A maioria dos deals deve acontecer neste primeiro trimestre”, afirmou Carlos Martins, gestor de Secs Financeiras da VERT.

No ano passado, a VERT participou de mais de 70 operações — muitas delas com empresas que já haviam realizado emissões com a securitizadora. Apenas no primeiro trimestre foram R$ 3,8 bilhões emitidos e distribuídos em 34 operações entre CRA, CRI, FIDC, debêntures financeiras e imobiliárias. A título de comparação, em 2016 a VERT trabalhou em duas emissões. No ano seguinte o número subiu para 18.

Até o momento, a disputa das eleições presidenciais está concentrada na figura do atual presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo relatório assinado pelos analistas Ian Bremmer e Cliff Kupchan, da consultoria Eurasia Group, a expectativa de uma vitória de Lula poderá desestabilizar os mercados, dadas suas promessas de maiores gastos do Estado, e um Bolsonaro desesperado desafiará a legitimidade das instituições democráticas do Brasil, segundo informações do jornal Valor Econômico.

Por outro lado, a provável escolha do ex-governador Geraldo Alckmin para ser vice na chapa de Lula é vista pelos analistas que assinaram o relatório como uma indicação de que a gestão econômica do governo petista — se a chapa vencer a eleição — será mais pragmática.

Além da disputa eleitoral, o mercado de capitais deve seguir monitorando a alta da taxa de juros do país, a Selic. No final do ano passado, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central se reuniu para definir a taxa básica de juros da economia. Foi o sétimo aumento seguido da Selic, que passou de 7,75% para 9,25% ao ano. No mercado de securitização, muitas das operações levam em conta a taxa.

Além disso, no final do ano passado, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) publicou a Resolução CVM 60, sobre as companhias securitizadoras registradas na Comissão. As novas definições entram em vigor a partir do dia 2 de maio de 2022.

Hashtags: securitização; mercado; eleições

Achou esse conteúdo útil?

Confira outras notícias e novidades