Voltar
Institucional Leitura de Mercado

19/02/2024

Crise climática e os impactos nas projeções do Ministério da Fazenda para o PIB de 2024

Dados recentes revelam que as mudanças climáticas representam uma ameaça para a economia brasileira, afetando a agropecuária e comprometendo a previsão crescimento para o país.

Redação VERT
Redação VERT

A crise climática já é uma realidade que afeta diretamente o cenário econômico do Brasil. Diante dessa situação, o Ministério da Fazenda está reavaliando as projeções para o PIB de 2024, considerando os desafios causados pelas mudanças climáticas.

Em 2023, o crescimento do PIB brasileiro esteve diretamente ligado ao crescimento do setor agropecuário, um dos maiores e mais importantes setores da economia do país. De acordo com dados do IBGE, em 2023, considerando até o 3º trimestre do ano, o setor cresceu 18,1% se comparado ao mesmo período de 2022. Para 2024, as projeções indicam crescimento tanto para o setor agropecuário quanto para o PIB do país. No entanto, estas projeções divulgadas em novembro de 2023 pela Secretaria de Política Econômica (SPE) demandam revisão diante da crise climática que impacta o setor agropecuário brasileiro.

Diante desse contexto, o governo está revisando suas estratégias e políticas econômicas para lidar com os impactos da crise climática, que é um desafio ainda maior do que os enfrentados nos últimos anos. Assim, estão sendo estudadas novas iniciativas de mitigação deste cenário em paralelo com os demais desafios, geopolíticos e externos, enfrentados pelo governo.

Fonte: Valor Econômico

 

De acordo com Luiz Jordão, do time de Relação com Investidores da VERT:

"Nós, do time da VERT, estamos acompanhando, junto aos nossos clientes, os indicadores de gestão e os impactos das mudanças climáticas nas suas operações estruturadas. Estamos cada vez mais desenvolvendo métodos para mensurar e compreender como isso afeta tanto os clientes quanto os investidores, que monitoram como isso afeta seu retorno e risco nas operações. Como securitizadora, estamos avaliando constantemente como a VERT pode sugerir e propor melhorias aos clientes e investidores, em busca de maior transparência e segurança para todo o mercado financeiro, com um tema que já faz parte do dia a dia dos clientes e investidores.”

A partir dessa análise, Renaly Piccoli, nossa gestora de operações, mostra como as medidas se aplicam na prática:

"Nosso time está com cada vez mais iniciativas para realizarmos uma gestão mais ativa dos nossos produtos e garantir que estejamos à frente das demandas do mercado. Recentemente, o time de gestão de CRA tem acompanhado as notícias e tendências do agronegócio, permitindo-nos identificar possíveis impactos em nossas emissões com antecedência. Esta abordagem mais proativa tem nos capacitado a antecipar desafios e iniciar soluções de forma ágil, garantindo que possamos atender às necessidades dos nossos clientes de forma eficiente."

Hashtags: #VERT #CriseClimatica #PIB #MinistériodaFazenda

Achou esse conteúdo útil?

Confira outras notícias e novidades